Comores surpreende Lesotho e Moçambique trava campeão

A selecção das Comores surpreendeu a sua congénere do Lesotho com uma vitória por 1-0, mercê do golo solitário de Kamal Kifli (15´), em jogo pontuável para a primeira jornada do Grupo “B”, do Campeonato do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que arrancou hoje, devendo terminar no dia 20 de Outubro do ano em curso em Blantyre, Malawi. A turma das Comores apresentou-se em melhores condições tendo vencido de forma categórica o Lesotho.

Quem também sorriu na estreia foi a selecção de Moçambique que venceu para Angola curiosamente pelo mesmo resultado (1-0), mercê do golo do defesa central Aylton Zerefos, que marcou quando estavam jogados apenas dois minutos. Moçambique impediu com que o campeão em título iniciasse da melhor maneira a defesa do título.

Com este resultado, a equipa insular ocupa a primeira posição do grupo na pauta classificativa.

Aos oito minutos Rapelang Phoka, meio-campista do Lesotho foi carregado na grande área e, sem hesitar o juiz da partida assinalou o castigo máximo. Na cobrança os “basuto” foram infelizes, Moqolisi Mothae mandou a bola para os ares, perdendo deste modo a soberana oportunidade de inaugurar o marcador.

E quem não marca a arisca-se a sofrer, a selecção insular teve o sentido de oportunidade e abriu o activo a passagem do minuto 15 por intermédio de Kamal Kifli depois de uma assistência de luxo do seu colega de equipa, Hamis M’sa.

Forte nas transições defesa-ataque, o técnico das Comores Abdou Ibrahim conseguiu com que o seu conjunto conservasse a vantagem que trazia consigo até ao intervalo.

Tal como preconiza o Regulamento da prova, apenas os vencedores dos grupos e o segundo melhor classificado de todos avançaram para as meias-finais. As equipas estão  divididas em dois grupos.

A equipa anfitriã (inserida na série “A”) entra em cena no sábado, devendo medir forças com a África do Sul, num jogo que reserva  várias surpresas, uma vez que esta será a primeira vez que muitos destes atletas irão se presentar numa competição internacional, em particular neste torneio. O jogo está agendado para o Mpira Stadiun e deverá acontecer quando forem 14:00 horas. Mas, antes disso, a Zâmbia e o Eswatini têm o encontro marcado, no mesmo estádio as 11:horas.

Amizade a parte

A irmandade existente entre Moçambique e Angola foi deixada de lado. Quis o destino que os dois países falantes da língua portuguesa calhassem no mesmo grupo. O sentido de oportunidade e travou o campeão na sua caminhada pela revalidação

Depois de ter conquistado o título da edição passada do COSAFA, nas Maurícias, Pedro Gonçalves, técnico da selecção  sub-17, foi indicado recentemente para assumir também as funções de treinador principal da selecção daquele país. Gonçalves entra em substituição do sérvio Srdjan Vasiljevic, este que foi afastado na sequência dos maus resultados averbados nas últimas aparições.

Para esta edição, a formação angolana é comandada por Silvestre Pereira Jorge (mais conhecido por Pelé) , ex-técnico adjunto do sérvio.

Lembrar que Pedro Gonçalves, técnico português entrou com o pé direito arrancando uma vitória (1-0) sobre a Gâmbia, na campanha de qualificação do Campeonato do Mundo   ter  lugar no Qatar em 2022.

Focados na preparação para o Mundial da categoria a realizar-se no Brasil, a equipa técnica avançou para este torneio com uma equipa nova composta por jogadores com idades compreendidas entre os 15 e 16 anos.

Recorde-se que a conquista do título na COSAFA  garatiu o apuramento directo ao Campeonato Africano das Nações (CAN), realizado em Abril deste ano na Tanzania, onde os “Palanquinhas” ocuparam a terceira posição, lugar que a permitiu se qualificar para o Mundial deste ano.

Importa realçar que os jogos terão transmissão em directo através da COSAFATV com o nosso serviço de streaming extremamente popular que leva as partidas ao mundo, da Cidade do Cabo ao Cairo e Tóquio a Turim.

Please follow and like us: