Football - 2016 Cosafa U20 Youth Championship - Mozambique v Comoros - Moruleng Stadium

Moçambique procura afirmar-se na COSAFA

São no total 20 os atletas que o técnico da Selecção Nacional Sub-17 de Futebol, Nasser Carimo destacou para entrar na máxima força para o Torneio da COSAFA que terá lugar nas Ilhas Maurícias nos dias 21 a 30 de Julho.

Recorde-se que Moçambique, na primeira edição deste torneio, sob comando de Martinho Fernandes os “Mambinhas” afastaram a sua congénere sul-africana na lotaria de grandes penalidades, nas meias-finais da primeira tendo perdido na final para o Zimbabwe, também na decisão das grandes penalidades. A

A delegação moçambicana que é composta por 25 pessoas, dos quais cinco são oficiais e os restantes atletas, partem nesta terça-feira de Maputo com destino as Maurícias.

Os “Mambinhas” entrarão em cena no dia 21 de Julho fazendo a jornada inaugural do grupo B onde medirá forças com a África do Sul, no Estádio Francois Xavier para dois dias depois, no mesmo estádio encontrar a Madagáscar. Os treinados de Nelinho e Luís Fumo, este último antigo jogador dos Mambas terminarão a fase de grupos defrontando a Zâmbia no MFA Technical Centre.

A Zâmbia que apesar de ter sido desqualificada no ano passado por ter utilizado jogadores com idades falsificadas, não deixa de ser um adversário a ter conta a avaliar pelo sucesso que as selecções de formação têm vindo a demonstrar na actualidade.

A conquista do CAN e a brilhante participação no Mundial da Coreia do Sul realizado em Maio deste ano espelha positivamente a seriedade e o trabalho que este país tem assumido e feito em prol do futebol de formação. Recorde-se que a Zâmbia perdeu nas meias-finais do Mundial diante Itália por 3-2.

Realçar que a competição comporta oito equipas divididas em dois grupos (A e B) donde sairão os dois melhores classificados de cada para disputar as meias-finais.

Chegar o mais longe possível

Reagindo ao sorteio, o técnico da equipa de todos nós, Nelinho destacou que o seu grupo irá procurará chegar ao lugares cimeiros e fazer de tudo para conquistar aTaça , e claro respeitando os seus adversários do grupo.

“ Temos a plena consciência da qualidade dos adversários que temos no nosso grupo. Todos eles merecem o nosso respeito, mas nada nos irá fazer perder o foco que passa por jogar de diferentes formas com todos adversários e ganhar os jogos. Um aspecto positivo que em primeiro lugar vou destacar tem a ver com o novo conceito que o técnico principal, Abel Xavier está introduzir ao nível de todas as selecções. Este conceito consiste em estabelecer uma comunicação eficaz e coerente entre os técnicos das selecções. Isto é, a concepção de um modelo que sirva de base para todas as selecções”, anotou Nelinho.

Elevar índices de concentração, confiança e espantar os fantasmas em torno deste adversário constituem algumas das tarefas prioritárias da equipa técnica comandada por Nelinho e os seus pares. Nelinho e sua equipa técnica têm priorizado aspectos técnicos e tácticos. O facto de fazer o primeiro jogo internacional não causa nenhuma preocupação a equipa técnica de Nelinho, que se mostra bastante confiante.

Importa referenciar que no Grupo A encontra-se a anfitriã, Maurícias, Zimbabwe, Botswana e Malawi. O Botswana e o Malawi farão o jogo de abertura do Grupo B no dia 22 quando forem 10:30 horas locais enquanto que as Maurícias no mesmo dia jogará com o Zimbabwe as 15:30 horas no Stade St Francois Xavier.

Marcação dos jogos

DATA               JOGOS                                                             Local
21/07     

12:30   África do Sul vs Moçambique                    Estádio St Francois Xavier
15:30   Zâmbia vs Madagáscar                               Estádio St Francois Xavier

22/07    
10:30   Botswana vs Malawi                                   Estádio e St Francois Xavier
15:30   Maurícias vs Zimbabwe                             Estádio St Francois Xavier

23/07  
10:30   África do Sul vs Zâmbia                             Estádio St Francois Xavier
15:30   Mozambique vs Madagáscar                     Estádio St Francois Xavier

24/07   
12:30   Maurícias vs Botswana                              Estádio St Francois Xavier
15:30   Zimbabwe vs Malawi                                  Estádio St Francois Xavier

25/07   
15:00   Moçambique vs Zâmbia                              MFA Technical Centre
15:00   Madagáscar vs África do Sul                      Estádio St Francois Xavier

26/07     
15:00   Zimbabwe vs Botswana                              MFA Technical Centre
15:00   Malawi vs Maurícias                                   Estádio St Francois Xavier

 

Meias-finais
28/07

12:00   Vencedor do Grupo A vs 2nd Group B                 Estádio St Francois Xavier
15:00   1st Group B vs 2nd Grupo A                                   Estádio St Francois Xavier

 

Terceiro e quarto lugar
29/07  

15:00   Vencidos dos jogos das meias-finais                    Estádio St Francois Xavier

 

FINAL
30/07

15:00   Entre vencedores das meias-finais                       Estádio St Francois Xavier