Moçambique realiza último ensaio antes do COSAFA

Moçambique estreará na 26ª edição do Campeonato Sub-20 de Futebol do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), a ter lugar em Lusaka, Zâmbia, jogando diante da sua congénere do Eswatini, no dia cinco (5) de Dezembro, quando forem 10.00 horas, no Sunset Stadium.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

Inseridos no Grupo (“C), os Mambinhas travarão uma batalha interessante diante do país irmão (Angola), naquela que será a segunda jornada da fase de grupos, agendada  para o dia sete de Dezembro de 2019. Na conclusão dos jogos, os treinados de Dário Monteiro e Mauro Jamal jogam com as Seychelles.

De resto, Moçambique ainda procurará alcançar o seu primeiro título nesta prestigiante prova depois de ter sido derrotado como finalista em 2008 em que perdeu para a África do Sul na ocasião, mas espera conseguir uma melhor prestação desta vez depois de não ter conseguido estar ao seu nível nas últimas aparições.

O conjunto moçambicano terminou, na última quinta-feira, a fase pré-competitiva som um saldo de três vitórias e uma derrota, em quatro jogos realizados em um mês. Dário Monteiro, ex-capitão da selecção de honras de Moçambique, assume o comando da equipa confiante numa boa prestação, tendo em vista o Campeonato Africano das Nações Africanas (CAN), que terá lugar na Mauritânia em 2021.

“Tivemos um trabalho que durou um mês e esteve dividido em três fases. A primeira consistiu na identificação e selecção de atletas. Na segunda etapa, procurámos transmitir a nossa filosofia de jogo, no que concerne a alguns momentos de jogo que julgamos serem importantes incutir nos jogadores. A terceira e última fase foi a pré-competitiva, onde nos focamos nos jogos de controlo. Estamos satisfeitos com a forma como a equipa respondeu positivamente e esperamos entrar para o torneio na máxima força”, explica Mauro Jamal, adjunto de Dário Monteiro.

Anotar os “Mambinhas” perderam em 2011, nas meias-finais diante da formação do Botswana , mas os anfitriões apenas marcaram e destacaram-se na diferença de golos, num grupo de três equipes que também incluiu o Eswatini.

Já em 2016 os até então treinados de Arnaldo Ouana terminaram a sua odisseia  terminando a fase de grupos com dois pontos, frutos de dois empates e uma derrota. Estes  perderam para a RD Congo, líder do grupo,  por um lugar nos oitavos-de-final. Diga-se, que foi n época que o médio-ofensivo Kamo-Kamo, com apenas 17 anos foi lançado as feras tendo dividido o mesmo espaço com jogadores como Bruno, Danilo, Nilton, Mustafá e tantos outros que actualmente representam a selecção olímpica.

Conhecida pré-convocatória

Dário e Mauro Jamal já têm disponível a pré-convocatória composta com um total de 27 jogadores, dos quais a emergente Associação Black Bulls (ABB) disponibilizou 10 jogadores. O jogador mais jovem da lista é o atacante de 16 anos Simone Pita Cipriano, com a maioria dos jogadores nascidos em 2000 ou 2001.

Em 2018, os Mambinhas  foram obrigados a arrumar as malas cedo regressando  para casa cedo com uma vitória e duas derrotas na bagagem.  Apesar de terem estado  inseridos num grupo difícil em que perfilava a África do Sul, campeã em título e o Egipto que participou na qualidade de convidada, estes procuraram manter a sua honra. 

Confira a pré-convocatória

Guarda-redes: Issufo Saide Gonçalves, Simone Emílio Lipanga e Teixeira Francisco Nhanombe

Defesas: Belarmino José Manhice,Gonçalves Alexandre Junior, Franque Óscar Mahumane, Jeremias Salda Nhambire, Ronaldo Jorge Chivambo, Gonçalves Rodrigues, Armando Daniel Mapangane e  Ernesto Américo Zimba

Médios:, Dercio Meque Augusto, Michel de Retelano Maposse, Asten Luis Surage, Emílio Inocencio Salgueiro, António Daniel Bambo, Tomás Tomo Mahumane, José Regina Joaquim Domingos, ,  René Tembe Celton Jenito Jamisse

Avançados: Orlando Tembe, Muhammad Zidane Sidat, Benedito Walter Manjate, Romão João, Simone Pita Cipriano, Hélio Feniasse Preizes, Gulamo Mustafa Salimo

Please follow and like us: