Botswana bate Zimbabwe e prega susto às Maurícias

A Selecção do Botswana venceu hoje a sua congénere do Zimbabwe por 2-1, na última jornada do Grupo “A”, do torneio da COSAFA que está a ter lugar nas Maurícias, desde o passado dia 21 de Julho do ano curso, e que terá o seu fim no dia 31 do mesmo mês. Kone Bogosi, médio ofensivo do Orapa United FC do Botswana, marcou 76’ e 90+2 garantindo deste modo a primeira vitória da equipa na competição! Com a vitória, Os tsuanas chegaram a pregar susto as Maurícias, segundos classificados do grupo com três pontos, uma vez que precisavam de vencer o seu adversário com uma margem expressiva golos para superar os insulares e garantir a passagem para as meias-finais.

Com efeito, apesar da derrota sofrida diante do Malawi, por 2-0, as Maurícias garantiram o seu lugar nas meias-finais mercê da vantagem no goal average, visto que, apesar de os dois conjuntos (Maurícias e Botswana) terem marcado o mesmo número de golos (3), as Maurícias saem em vantagem, pois contam com menos golos sofridos (3) comparativamente ao Botswana que sofreu cinco.

Quem se despediu-se do evento com o pior registo foi Zimbabwe, que em três jogos não conseguiu somar nenhum ponto tendo apenas marcado um golo na última jornada diante do Botswana. Titonotendaishe Benza foi o jovem que salvou a honra dos guerreiros de Zimbabwe no minuto 60’. Recordar que no ano passado esta equipa não participou na competição.

O Malawi terminou a fase de grupos em pleno vencendo todos os jogos. Estes conseguiram um saldo de nove pontos. Deste modo, a selecção do Malawi disputará a meia-final com a formação da Zâmbia, esta última que a pesar de ter perdido ontem, diante de Moçambique (1-0) conseguiu assegurar a segunda posição no grupo “B”,com seis pontos. O desfaio está marcado para esta sexta-feira, no Stade Saint Francois Xavier, as 12:00h, horas locais. Enquanto que a África do Sul medirá forças com as Maurícias, no mesmo campo às 15:00h, horas locais.

Destacar também que os anfitriões que na edição anterior terminaram a fase de grupos na terceira posição da tabela classificativa do grupo “B”, com três pontos e este ano não quererão deixar os seus créditos em mãos alheias sobretudo jogando em casa.

Importa frisar que no ano passado, o Malawi perdeu nas meias-finais diante da Namíbia por 5-6, no desempate das grandes penalidade depois de o resultado ter empatado a uma bola no tempo regulamentar. Aliás, o Malawi viria a ficar com a medalha de bronze depois de conquistar a terceira posição no torneio a custa de uma vitória obtida frente ao Kenya por 2-0, no jogo referente a atribuição de terceiro e quarto lugar.

Nos que aos jogos de ontem diz respeito, as selecções da África do Sul e da Zâmbia garantiram a passagem para as meias-finais do Torneio da Taça COSAFA. Os sul-africanos venceram os malgaxes por 5-3, enquanto que os zambianos perderam diante de Moçambique por 1-0. Os zambianos, que não tinham nada a perder, entraram para esta jornada com a vaga garantida nas meias-finais, visto que venceram os dois primeiros jogos que lhes conferiram os seis pontos mercê do goal average.

Please follow and like us: