Chegou a hora da Taça COSAFA-2019!

É isso, chegou o tão esperado momento para o arranque do maior Torneio Regional do bloco dos países do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA). A Taça COSAFA! Hoje (sábado), a cidade de Durban irá parar literalmente para assistir ao desafio que envolver  as selecções do eSwatini e das Maurícias, no Estádio King Zwelithini, às 16h30, inserido no Grupo “A”.

A desistência de Angola, a última hora obrigou com que o Grupo “A” ficasse reduzido apenas a três equipas. Com a saída de Angola, a disputa por um lugar nos quartos-de-final ficará renhida, visto que a turma angolana era tida como favorita do grupo.

Sobre os adversários que hoje jogam entre si há que destacar que, nos dois confrontos até aqui realizados houve o registo de igual número de empates, o primeiro por 0-0, em 2007, e o segundo por 1-1, um ano depois, sendo este o terceiro jogo.

O eSwatini é treinado pelo experiente sérvio Kosta Papic, que trabalhou por largos anos na África do Sul, principalmente com Orlando Pirates e Kaizer Chiefs. Ele também teve uma aventurada passagem pela província de KwaZulu-Natal onde comandou o Royal Eagles, da Primeira Divisão Nacional.

Já o treinador das Maurícias, Akbar Patel, também é altamente experiente e liderou a selecção nacional anteriormente. Este técnico granjeia enorme simpatia por parte dos seus adeptos na ilha.

Apesar do empate a uma bola frente ao Malawi, nas eliminatórias do CHAN, em Blantyre, coloca a equipa suati numa situação confortante, o que até certo ponto afigura-se importante para encarrar o desafio de hoje com mais tranquilidade.

Os insulares também não ficam atrás, estes vem de uma senda de cinco vitórias animadoras destacando a última conseguida em Março do ano em curso após vencer a sua congénere do Fiji.

Depois de ser eliminada ainda na primeira fase em 2005 e 2015, o eSwatini logrou chegar aos quartos-de-final em 2017 e 2018. Estes procuraram alcançar as meias-finais tal como aconteceu em 1999, 2002 e 2003. Uma missão difícil, mas não impossível.

jogou nas quartas de final ou além em cada uma das três últimas edições da Copa COSAFA.

As Maurícias ainda procuram ultrapassar os quartos-de-final do campeonato da África Austral. Em 2001, a Maurícia chegou a esta fase depois de derrotar a Namíbia e depois perdeu por 1-0 para Angola, em Luanda.

Importa recorder que esta será certamente uma excelente oportunidade para as selecções qualificadas ao Campeonato Africano das Nações (CAN) apurarem-se antes do arranque da maior prova continental. Angola, Madagáscar, Namíbia, África do Sul e Zimbabwe são as selecções pertencentes a COSAFA que irão representar a zona no Egipto de 21 a 19 de Julho. Lembrar que Moçambique, apesar de não ter conseguido a qualificação terá a mesma para preparar-se para o CHAN.