Moçambique quer fazer história!

Depois de ter esfumado a possibilidade de disputar a meia-final do Torneio Cosafa, que decorreu na Província de North West, África do Sul, no ano passado, a Selecção Sub-20 de Futebol de Moçambique, Mambinhas, voltará a marcar a sua presença este ano na Zâmbia, onde procurará fazer uma boa prestação, tal como afirma o técnico Arnaldo Ouana.

A Zâmbia será palco de mais uma edição do Torneio de Futebol da COSAFA ao nível de Sub-20, a ter lugar entre os dias 6 e 16 de Dezembro do ano em curso. Os estádios de Nkana e Arthur Davies, situados na cidade de Kitwe, são os locais escolhidos para acolher os jogos ao longo das duas semanas de competição.

“Chegar o mais longe possível e quiçá conquistar o primeiro troféu na história desta selecção é um desejo que há muito almejamos”, esta é convicção expressa por Arnaldo Ouana, técnico do combinado nacional, que acredita que Moçambique poderá limpar a pálida imagem das anteriores edições.

O técnico, que já trabalha há sensivelmente três semanas com a equipa, diz estar confiante no seu grupo de trabalho. Neste momento, Arnaldo Ouana conta com 32 jogadores à sua disposição, dos quais quatro são guarda-redes e 28 jogadores de campo.

“Neste momento estamos numa fase de triagem e quero acreditar que esta semana poderemos ter a base daquilo que será o protótipo do grupo de jogadores que se pretende. Temos aqui uma miscelânea de jogadores que estão no limite da idade e um outro grupo que está dentro dos parâmetros exigidos pela organização”, anotou o treinador.

Preparação a todo o gás

Ademais, o nosso interlocutor explicou que a sua equipa técnica já tem uma ideia amadurecida sobre a equipa e que os erros do passado, de certo modo, serviram para limar as arestas e construir um conjunto sólido e ganhador, acreditando que já estão criadas as condições para se formar um grupo que seja o garante do futuro da selecção principal.

“Penso que foi necessário errar para depois fazermos o certo. Assumo que entrámos às cegas e ainda não tínhamos uma ideia formada a respeito da equipa. Agora temos uma base de dados que nos permite ir buscar o perfil do jogadores que precisamos. Aliás, importa destacar que é deste grupo que irão sair também os jogadores que vão disputar as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações em 2019”, destacou a nossa fonte.

Arnaldo Ouana disse ainda estar feliz com os níveis de progresso que a sua vem apresentando dia após dia. Mesmo sem ainda ter efectuado nenhum jogo de controlo, o técnico dos Mambinhas acredita que dentro de dias a equipa deverá realizar um jogo particular com a sua congénere da Suazilândia.

“Estamos felizes com o resultado que os jogadores vêm apresentando. Sinto que estamos no bom caminho. Estamos só à espera da confirmação da Suazilândia para a realização de um jogo amistoso”, disse o timoneiro da equipa de todos nós.

Please follow and like us: