Torneio Feminino da COSAFA 2017: Zâmbia e Zimbabwe no grupo de “morte”

É uma espécie de final antecipada! Quis o destino que assim fosse. As selecções femininas de futebol da Zâmbia e do Zimbabué coincidiram no mesmo grupo (A), tal como ditou o sorteio realizado ontem, quarta-feira, na Casa da Cosafa, na cidade de Joanesburgo, capital sul-africana.

O evento ditou o ordenamento das 12 selecções que de 13 a 24 de Setembro irão disputar a quinta edição do Torneio Feminino da COSAFA que terá lugar na cidade de Bulawayo, Zimbabwe.

Os anfitriões receberão no Barbourfields Stadium a estreante selecção de Madagáscar quando forem 16:30 minutos, horas locais sendo que a Zâmbia terá pela frente o Malawi enquanto que Namíbia, que se encontra no Grupo “C” medirá forças com o Botswana as 10:30 horas, no mesmo local.

A África do Sul que conta com três títulos (2002, 2006 e 2008) tendo inclusive feito uma final diante do Zimbabwe em 2011, em que os anfitriões saíram-se vitoriosos conquistando, assim o troféu.

Os sul-africanos lideram a lista de melhores marcadores do evento com 31 golos marcados em 2002. As vítimas da fúria sul-africana foram o Botswana (14-0), Moçambique (13-0), e Suazilândia (4-0).

Importa realçar que o Zimbabwe acolhe o torneio pela terceira vez depois de tê-lo feito em 2002 e 2011. Lembrar que os anfitriões protagonizaram a maior goleada do torneio em 2002 ao trucidarem o Lesoto por contundentes 15-0.

A recente conquista da COSAFA pela equipa sénior masculina este ano na África do Sul e da qualificação feminina nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano passado (2016), constituem uma prova inequívoca do notável trabalho que o Zimbabwe tem vindo a desenvolver no panorama futebolístico local.

Os anfitriões são apontados como os favoritos para a conquista do almejado considerando a tradição que estes ostentam nesta prova.

Para além da Zâmbia e do Zimbabwe no Grupo “A”, encontram-se igualmente as selecções de Madagáscar e do Malawi. Recordar que as equipas estão divididas em três grupos sendo que passam para os quartos-de-final os primeiros melhores classificados de cada sendo que será repescado o segundo melhor classificado de um dos grupos para se juntar a equipa ímpar.

Please follow and like us: