Vai rolar a bola na COSAFA!

É já nesta quarta-feira que a capital da Zâmbia, Lusaka irá parar literalmente para acolher a 26ª edição do Campeonato Sub-20 de Futebol organizado pelo Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), que arranca hoje, devendo terminar no dia 14 de Dezembro do ano corrente. Esta é por sinal, a terceira vez que o país organiza o maior torneio infanto-juvenil da região austral. As duas últimas edições tiveram lugar na província de Kitwe.

Uma vez mais, a COSAFA mostra o seu comprometimento no que tange ao desenvolvimento do futebol na região, ao organizar a sexta prova no quadro das actividades planificados para a presente época. Um fecho de ano em grande, marcado com a introdução de duas novas competições ao nível do futebol feminino (sub-20 e sub-17).

Doze nações e um só objectivo: a luta pelo almejado troféu. Com todas as condições criadas para o arranque. Com efeito, as selecções de Angola e  das Ilhas Seychelles protagonizam, amanhã, no Nkoloma Stadium, pelas 10.00 horas, o jogo inaugural do Grupo “C”, enquanto que os representantes das Comores, integrantes da série “A”,  têm o encontro marcado com a sua congénere do Malawi, no mesmo local, as 12.00 horas.

Para fechar o dia, a equipa anfitriã, irá bate-se diante do revigorado Botswana, quando forem 15.00 horas, ainda no mesmo estádio.

Basta lembrar que no historial da Zâmbia na COSAFA, registe-se que foi a única equipa que ganhou três dos últimos quatro campeonatos disputados, tendo a África do Sul travado a senda de conquistas em 2013.

Em 25ª  edições até aqui realizadas deste o ano (1983) em que foi instituída, a Zâmbia é o país com maior número de títulos coleccionados, num total de 11. Depois segue-se o Zimbabwe, com seis, a África do Sul, com 7, e, finalmente, Madagáscar, com um título conquistado em 2005.

Importa frisar ainda que a selecção da Zâmbia sagrou-se vencedora do Campeonato Africano das Nações da categoria sub-20 pela primeira vez na sua história depois de vencer o Senegal na final.

O trabalho notável que o país tem vindo levar a cabo na formação coloca o mesmo na rota dos países africanos cobiçados por muitos.

A Zâmbia, cabeça de série e anfitriã do Grupo “A” terá pela frente o Malawi, Ilhas Comores e o Botswana.

Já na quinta-feira, o campeão em título, África do Sul (no Grupo “B”), irá iniciar a defesa ao título travando uma forte luta frente as Maurícias (10.00 horas) , sendo que o Lesotho e Madagáscar jogarão entre si (12.00 horas). A anteceder aos jogos já referenciados, as formações de Moçambique e  do Eswatini (Grupo “C), batem-se na conclusão da primeira jornada deste grupo, as 10.00 horas. Todas estas partidas terão lugar no Sunset Stadium.

Segundo reza o formato da competição, as equipas estão dispostas em três grupos (ABC), em que transitam para as meias-finais apenas os primeiros melhores classificados de cada e o segundo melhor de todos.

Importa frisar que os ingressos para quem queira assistir aos jogos custam custam K10,00 e são válidos para todos os jogos disputados a cada dia. Os mesmos podem ser adquiridos no Computicket em todos os pontos de venda shoprite em todo o país (Zâmbia).

Ademais, para quem também quiser seguir os jogosao vivo poderá fazê-lo bastando para a tal aceder ao canal televisivo disponível no site da COSAFA (www.cosafa.com)   através da COSAFATV . As partidas serão simultaneamente transmitidas no canal local da ZNBC.

Também forneceremos a cobertura ao vivo por meio site oficial do Twitter @COSAFAMEDIA.

Please follow and like us: