Zâmbia sofre mas no fim vence!

A selecção da Zâmbia venceu de forma sofrida a sua similar do Malawi por 2-0, no jogo de estreia do Torneio de Futebol da COSAFA de Sub-20, que arrancou hoje em Kitwe, Zâmbia, devendo terminar no dia 15 de Dezembro do ano em curso. O desafio é referente a primeira jornada do grupo  “A”. Prince Mumba foi o responsável pelos golos do triunfo marcando nos minutos 64 e 86 respectivamente.

Por sua vez, as selecções de Angola e do Lesotho não foram para além de um empate a uma bola na em partida pontuável para primeira jornada do grupo “C”.Tseliso Botsane (10’) e Daniel Liberal (63’) foram os autores dos golos para as selecções do Lesotho e Angola Respectivamente.

Com este resultado, a Zâmbia lidera a condição a tabela classificativa com três pontos enquanto que Angola e o Lesotho partilham os mesmos pontos (1).

Contrariamente ao que estava previsto a estrutura organizativa do Conselho das Associações de Futebol da África Austral (COSAFA), foi obrigada a última da hora alterar o calendário dos jogos devido a desistência da Namíbia e chegada tardia da selecção da República Democrática do Congo. Devido a questões burocráticas a equipa congolesa deverá chegar a Kitwe esta segunda-feira devendo jogar diante de Moçambique em desafio pontuável para primeira jornada do grupo “A”.

Para o dia de amanhã os grupos “C” e “B” entrarão em cena. Com efeito, o Zimbabwe tem o encontro marcado com a sua congénere do Botswana, as 12:00 horas locais no Nkana Stadium, enquanto que a África do Sul, inserida no grupo “B”, medirá forças com as Maurícias, no mesmo local, pelas 15:30 horas.

Anfitrião entra com pé direito

Quem voltou a não convencer na sua estreia foi a Zâmbia, que na qualidade de anfitriã teve sérias dificuldades para arrancar o triunfo diante do Malawi. O conjunto treinado por Charles Bwale voltou acusar altos índices de ansiedade à semelhança do que sucedeu-se no ano passado após ter sido eliminada da fase de grupos. Depois do nulo na primeira etapa da contenda os anfitriões só conseguiram chegar ao golo na segunda parte.

Prince Mumba foi quem abriu o activo no minuto 64 após receber uma assistência do seu colega Mwiya Gondwe, que acaba de entrar em campo em substituição a Lameck Banda. Um golo que na verdade foi fabricado com jogadores que saíram do banco para resolver os problemas no ataque. A pressão exercida pelo público fez com que a equipa técnica operasse mexidas na estrutura da equipa.

Mumba voltou a colocar a sua equipa em vantagem ao apontar o seu segundo golo no minuto 86. Um golo que foi efusivamente festejado nas bancadas do Nkana Stadium.

Angola cede empate

Promovido para orientar a selecção sub-20 de Angola depois de ter conseguido conquistar o troféu nos sub-17, na “COSAFA” que teve lugar nas Maurícias este ano, o técnico português Pedro Valdemar Soares Gonçalves, alinhou uma equipa ofensiva privilegiando um misto de jogadores idos da canteira das selecções anteriores e não só.

Angola foi a primeira equipa a lançar o aviso a navegação tendo conseguido arrancar um penálti no minuto cinco (5) em que o defesa a serviço do 1º de Agosto Pedro Alves foi travado em falta na zona de rigor. Na cobrança do castigo o seu colega de equipa Valison Tita Zeu não conseguiu fazer abanar a redes tendo facilitado a defesa do guarda-redes Jessy Matsie.

E tal como reza o velho adágio no futebol que diz: quem não marca arrisca-se a sofrer, tal facto sucedeu-se com os angolanos que viram a sua baliza a ser violada quando estavam jogados apenas 10 minutos. Numa jogada combinada entre Tumelo Makha e Tseliso Botsane, coube a este último inaugurar o marcador.

Animados com o golos os treinados de Bob Mafoso, timoneiro da formação do Lesotho chegaram mais vezes a baliza contrária procurando chegar ao golo. O mesmo que não acontecia com a equipa angolana que denotou problemas de entrosamento e falta comunicação entre os sectores. Foi com a vantagem no marcador que os angolanos recolheram aso balneários com o nulo.

Foi necessário fazer mexidas no xadrez para Angola chegar ao golo de empate. Daniel Liberal, atacante a evoluir no Chievo Verna da Itália entrou a substituir Fernando Duarte no minuto 62. Um minuto depois de entrar Daniela Liberal aponta de cabeça o golo da igualdade (63’). Caso mesmo para dizer que Pedro Gonçalves foi feliz nas substituições.